- Quando assinou a ordem de serviço para reforma e revitalização do Teatro Lauro Monte Filho no dia 10 de setembro de 2012, a então governadora Rosalba Ciarlini anunciou a conclusão dos serviços dentro do prazo de dez meses. Dois anos e quatro meses depois deste anúncio, a obra continua paralisada e sem qualquer previsão para ser retomada e menos ainda para ser concluída.
De acordo com informações da Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte (SIN/RN), ainda não há previsão para a retomada do serviço, uma vez que precisará passar por uma nova licitação e processos burocráticos. O que se vê no local, ao invés de homens trabalhando são apenas os pombos voando entre tapumes e restos de material de construção. Vândalos também já passaram pelo local e deixaram sua ‘contribuição’ para o cenário desolador.
A classe artística da cidade já nem tem mais esperanças de um dia subir novamente ao palco do Teatro Lauro Monte Filho, que em tempos passados era um dos espaços mais prestigiados da cidade. Para a atriz Tony Silva, o que está faltando para a conclusão da obra é apenas vontade política. “Assim como o Lauro Monte a nossa classe artística vem perdendo seus espaços há vários anos. Não há interesse político em manter um espaço para a arte. Eles vão fechando, abandonando, não consultam os artistas. Quando anunciam uma obra fazem aquele espetáculo e depois abandonam.
É dessa forma que a cultura é tratada na nossa cidade”, desabafa a atriz reclamando ainda da qualidade do material com que as obras são realizadas. “Fazem licitações, compram material de alto valor, mas a qualidade é péssima. Dessa forma, com pouquíssimo tempo de uso o equipamento vai se deteriorando. Não fazem nada durável. Nós artistas deveríamos ser consultados, já que somos parte interessada nessa questão, mas na prática ninguém nos procura, ninguém fala nada e assim as coisas vão acontecendo”, finaliza.
Sobre a demora na conclusão da obra, a Secretaria de Infraestrutura, através da assessoria de imprensa, afirma que a gestão atual esclarece que, não há modificação alguma no projeto, mas o Governo do Estado está buscando viabilizar a conclusão da obra, por meio, dos recursos do RN Sustentável.
Na ocasião da assinatura da ordem de serviço foi anunciado que seriam investidos mais de R$ 2,6 milhões e a obra contemplaria toda a iluminação cênica e de palco, acessibilidade, rota de fuga e saída de emergência, sistema de climatização, acesso com elevador para os camarins, mudanças de cadeiras, reestruturação dos banheiros, construção de um café cultural no piso superior, e proteção para evitar o acesso de pombos ao interior do teatro, entre outros itens.






0 comentários:
Postar um comentário