Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Secretária visita locais onde serão instalados equipamentos sociais


18 de novembro de 2014

A primeira visita foi a um prédio localizado na avenida Alberto Maranhão

Guilherme Ricarte
Fotografia: Raul Pereira


A secretária do Desenvolvimento Social e Juventude de Mossoró, Amélia Ciarlini, reservou a manhã desta segunda-feira, 17, para visitar os prédios onde devem ser montadas ou reformadas as estruturas de alguns equipamentos ligados à pasta. Os locais que devem abrigar o futuro Centro Pop, o Serviço de Acolhimento Institucional para Adolescentes, mais um posto de atendimento do Cadastro Único e o Núcleo Integral de Assistência à Criança (NIAC) foram vistoriados pela equipe, que contou também com assistentes sociais e arquitetos do município.
A primeira visita foi a um prédio localizado na avenida Alberto Maranhão, Centro. Lá deve ser instalada a estrutura necessária para o funcionamento do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que é um incentivo do Governo Federal, adotado pelo município, às pessoas em situação de rua com carência de espaço para o “convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito”, como determina o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Combate à Fome.

O segundo local vistoriado foi o imóvel onde deve ser implantado o Serviço de Acolhimento Institucional para Adolescentes, na rua Camilo Paula, bairro Aeroporto, próximo ao Estádio Nogueirão. O equipamento será destinado aos jovens “com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. A organização do serviço deverá garantir privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos, raça/etnia, gênero e orientação sexual”, segundo estabelece o MDS.

A agenda desta manhã seguiu para a Unidade de Convivência da Família (UCF) do bairro Barrocas. A intenção é que lá também funcione um segundo posto de atendimento do Cadastro Único, além do que já está em atividade no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo. Com essa descentralização do serviço, as famílias dos bairros Barrocas, Santo Antônio, Paredões e Bom Jardim terão mais facilidade de acesso ao Cadastro Único, sem precisar de grande deslocamento.
“O Cadastro Único passará a atender aqui também, em conjunto com a UCF, beneficiando cerca de seis mil famílias dos bairros Barrocas, Santo Antônio, Paredões e Bom Jardim que são atendidas por algum programa social. Quando passar a funcionar neste segundo local, amenizará o fluxo no Centro Administrativo e deixará o serviço mais próximo das famílias que moram nessa região”, falou Amélia Ciarlini ao visitar o local nesta segunda-feira.

O último local a ser vistoriado pela secretária e sua equipe foi o Núcleo Integral de Assistência à Criança (NIAC). O ambiente serve de acolhimento para meninos e meninas de zero a 12 anos de idade, que por algum motivo tiveram os seus direitos violados e, por determinação judicial, são encaminhados para acompanhamento psicológico e social.
“Aqui nós queremos renovar todo o mobiliário dos alojamentos masculino e feminino e do berçário, além de reformar os banheiros. Com essa reforma, vamos proporcionar melhor qualidade de vida e conforto para as crianças que são atendidas pelo NIAC”, desejou Amélia.
Através das visitas, os arquitetos puderam anotar as adequações necessárias para que os equipamentos possam funcionar dentro do que é estabelecido. Vários pontos foram observados e irão compor os projetos elaborados para que sejam atendidas as necessidades de cada prédio vistoriado.

 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário