Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Igreja Católica celebra a Ceia do Senhor


Quinta-feira, 02 de Abril de 2015
 
Semana Santa lembra os últimos passos de Jesus – Foto Cedida“A Semana Santa é a mais importante, porque responde as grandes interrogações da vida”, explica o bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, sobre o período iniciado no Domingo de Ramos e intensificado com o Tríduo Pascal, que começa nesta Quinta-feira Santa e vai até o sábado, quando acontece a Vigília.

De acordo com Dom Mariano, hoje a Igreja celebra dois momentos importantes. O primeiro deles é a Missa do Crisma, quando o bispo se reúne com todos os sacerdotes da Diocese, pois na data em que instituiu a Santa Ceia, Cristo também instituiu o sacerdócio quando disse: “Fazei isso em memória de mim”. Assim, hoje é considerado também o Dia do Sacerdócio e se realiza a Renovação das Promessas Sacerdotais e Bênção dos Santos Óleos. Ele explica que os Óleos dos Catecúmenos ungidos na cerimônia religiosa desta Quinta-feira Santa são usados com dois objetivos, destacar uma dignidade ou conferir um papel, que seria o papel de filho de Deus, no ato do Batismo, por exemplo, além do papel do cristão no sacramento da Crisma, da unção das mãos do padre, quando assume o sacerdócio ou da cabeça dos bispos ao assumir o episcopado.
O segundo grande momento celebrado pela Igreja Católica nesta Quinta-feira Santa é a Ceia do Senhor. É durante esse momento que ocorre a cerimônia do Lava-Pés que, como comenta o bispo, remete ao gesto de humildade de Jesus que, durante a Última Ceia tirou o seu manto e lavou os pés dos discípulos, lembrando que se Ele é o mestre e se fez servo os discípulos devem seguir seu exemplo. Na Catedral, a Celebração da Ceia do Senhor acontece às 19h e também será presidida por Dom Mariano Manzana. Das 21h às 22h haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja.
Na Paróquia de São José a Celebração da Ceia do Senhor e Lava-Pés acontece às 16h no Conjunto Santa Helena, às 17h na Matriz e às 18h no Wilson Rosado.
Na Paróquia de São João haverá Celebração às 16h30 na Capela de Nossa Senhora das Dores, Aeroporto II, às 17h no Jucuri e às 19h na Matriz, seguida de Adoração ao Santíssimo até as 24h.
Na Paróquia do Menino Jesus de Praga, a Celebração da Ceia do Senhor ocorre às 18h15, seguida de uma hora de adoração.
Já na Paróquia de São Manoel, a Celebração acontece às 17h, na igreja matriz. A partir das 19h haverá Adoração Eucarística.
A Celebração da Quinta-feira Santa na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima começa com Via-Sacra na Alagoinha, às 5h. Às 17h haverá Missa do Lava Pés no Abolição IV. A cerimônia acontece às 19h no Abolição III, mesmo horário da celebração na Matriz, no Abolição II.
Na Paróquia da Imaculada Conceição às 15h da Quinta-feira Santa, na Igreja Matriz, será celebrado o Terço da Misericórdia. A celebração da Ceia do Senhor e do Lava-Pés ocorrerá às 18h, na Capela de Santa Clara, mesmo horário da Capela de São Francisco, e às 20h na Matriz, após translado do Santíssimo Sacramento, com vigília até as 24h.
Sacerdote explica significado de práticas do catolicismo
Terminado o período da Quaresma, teve início, com o Domingo de Ramos, a Semana Santa. Para a Igreja Católica, esse é o momento mais importante, pois remete à Paixão, mistério e ressurreição de Cristo. É quando a Igreja relembra os últimos momentos de Jesus na Terra. Em preparação para a Páscoa do Senhor, os católicos realizam diversas tradições.
Uma das mais comuns é o jejum de carne vermelha, que é substituída pelo peixe até a Sexta-feira da Paixão. Os mais religiosos já começam o jejum na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma. O padre Carlinhos, explica que “o carnaval é a festa da carne, onde tudo pode. A Quarta-feira de Cinzas é sombria”, o momento para refletir sobre o exagero e extravagância do carnaval. A Quaresma, para os católicos, é tempo de introspecção, para pensar sobre o sofrimento de Cristo.
A Missa de Ramos abre a Semana Santa. Na manhã de Quinta-feira, início do Tríduo Pascal, é realizada a missa dos Santos Óleos, quando o óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação. Na quinta-feira à noite é realizada a Missa do Lava-pés, que lembra o momento em que Jesus lavou os pés dos discípulos em sinal de humildade e respeito. Lembra também a Última Ceia e a instituição da Eucaristia.
Durante o Tríduo Pascal, três dias, a Igreja lembra a Paixão, morte e ressurreição de Cristo. No sábado, é realizada a Vigília Pascal. “A Semana Santa não é maior ou menor, ela compreende o mistério pascal de Cristo”, afirma padre Carlinhos.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário