Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

sábado, 2 de maio de 2015

Mais de 49 mil pessoas devem ser vacinadas em Mossoró; campanha começa nesta segunda (4)


Sábado, 02 de maio de 2015
A 17ª Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira, 4, em todo o Brasil, com o slogan ‘Contra a gripe, seu escudo é a vacinação’. Em Mossoró, a expectativa é que sejam vacinadas 49.224 pessoas, o que corresponde a 80% da cobertura mínima exigida pelo Ministério da Saúde do público-alvo da campanha, que é de 61.556.

Já no Rio Grande do Norte, a estimativa da Saúde é imunizar cerca de 614 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário por ter risco de complicações com a doença. Para o estado foram disponibilizadas 768,8 mil doses da vacina. Em todo o Brasil, 49,7 milhões devem ser vacinadas. Para isso, segundo o Ministério da Saúde, serão distribuídas 54 milhões de doses.
Integram o grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da inclusão neste ano da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Pessoas portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem receber a vacinação.
Segundo a coordenadora municipal de imunização, Norma Sena, nos últimos dois anos, Mossoró não conseguiu atingir a meta estabelecida de vacinar 80% do público-alvo e que este dado não poderá se repetir neste ano.
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Em Mossoró, durante toda a campanha, haverá também mais dois tipos de vacinas: a pneumocócica 23-valente, imunização responsável pela prevenção de doenças como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia (infecção generalizada no sangue). Ela será destinada a idosos hospitalizados ou residentes em instituições como asilos e casas de repousos.
Também é destinada a pessoas com doenças diagnosticadas como crônicas (diabetes melitus, pulmonares, cardiovasculares, renais, hepáticas e hemoglobinopatias) e aos imunodeprimidos (infectados pelo HIV, neoplasias, transplantados). A outra vacinação disponível é contra tétano e difteria.
A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde, além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, cujo principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, informa o Ministério.
O Dia D da vacinação ocorre no dia 9 de maio em todo o País. No município, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão abertas das 7h às 17h.
A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Para a ação, estão sendo mobilizados em todo o país 240 mil profissionais, que atuarão em 65 mil postos de vacinação e contarão com o apoio de 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais). É importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação para receber a dose.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário