Silvia Helena, secretária de Saúde de Janduís, (Foto: Ednilto Neves)
As mortes de duas pessoas e a internação de outra na cidade de
Janduís, com suspeitas de infecção pelo H1N1, estão deixando a população
da cidade em estado de alerta. De acordo com a secretária de saúde
daquele município, Silvia Helena, uma das mortes já teve a causa
confirmada e trata-se de um infarto. Já nos outros dois casos, estão
sendo aguardados os laudos.
O caso do infarto foi o do vereador Fábio Dantas Brito, que faleceu
em Mossoró, no Hospital Regional Tarcísio Maia, no dia 2 de janeiro
deste ano, justamente na data em que assumiria a presidência da Câmara
Municipal de Janduís.
A segunda morte que levantou suspeita foi a do conselheiro tutelar
João Pita, que é primo do vereador Fábio Dantas. A sua causa-morte deve
ser revelada com o laudo esperado para amanhã, sob responsabilidade do
Hospital Wilson Rosado, também em Mossoró, onde Pita faleceu.
Maria do Carmo, vizinha de João Pita, está internada no HRTM e também
tem suspeita de H1N1, no entanto, os exames com o laudo só devem ficar
prontos em 15 dias. “Vamos esperar o resultado para saber se o caso dela
é de H1N1 ou não”, disse a secretária Silvia Helena.
O alerta na população de Janduís se deu principalmente pela
aproximação dos três casos, já que os óbitos foram de parentes próximos,
além da vizinha de um dos falecidos que também precisou ser internada.
H1N1 – A Influenza é uma doença respiratória aguda
(gripe), transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da fala,
tosse ou espirro e através do contato com secreções respiratórias de
pessoas infectadas. Para prevenção algumas medidas devem ser observadas
como lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou
espirrar. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável.
Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Lavar as mãos frequentemente e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e
boca.
Informações do repórter Diego de Carvalho






0 comentários:
Postar um comentário