O Ministério da Saúde vai expandir o Programa Mais
Médicos para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de
contração na Atenção Básica.
O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e
garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do
Profissional da Atenção Básica (Provab).
A seleção, aberta nesta sexta-feira (16), integra 424 cidades que
ainda não participam do Mais Médicos. No estado do Rio Grande do Norte,
32 municípios poderão solicitar novas vagas pelo Programa.
Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro,
respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição
no sistema do Programa (http://maismedicos.saude.gov.br/).
Estão aptas a aderir as prefeituras do Provab 2014, que encerra em
fevereiro, e aquelas de maior vulnerabilidade econômica e social.
Foram priorizadas, por exemplo, as cidades com 20% de sua população
em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no
semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de
capitais e regiões metropolitanas. Também foi garantida expansão para os
distritos indígenas.
Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção. Só que
agora, ao invés de uma, eles terão três oportunidades para escolher o
município em que irão atuar. Na inscrição, cada profissional definirá
até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os
candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos
municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas
remanescentes.
Fonte: Ministério da Saúde






0 comentários:
Postar um comentário