Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Estudantes de escolas públicas de Mossoró participam de feira de ciências em Londres


Segunda-feira, 20 de julho de 2015
Alunas Nayonara Yasmim e Bárbara Amorim viajam este mês para Londres – Foto Alcivan Costa
- Nesta segunda-feira,  dia 20, três estudantes e uma professora de escolas públicas de Mossoró embarcaram para Londres, na Inglaterra. O grupo vai representar o município no London International Youth Science Forum, uma espécie de Feira de Ciências que acontecerá lá entre os dias 22 de julho e 5 de agosto. A experiência é resultado de premiações alcançadas com projetos de sustentabilidade e meio ambiente na IV Feira do Semiárido Potiguar, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro do ano passado.
Bárbara Amorim, de 16 anos, é aluna do 3° ano da Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira e afirma que a expectativa é de ganhar mais conhecimento acadêmico e cultural. Ela conta ainda que tem estado nervosa nos dias que antecedem a viagem, mas que está confiante. “Estou nervosa porque nunca viajei para um lugar tão longe, e mesmo estando sempre treinando o inglês, também fico um pouco nervosa quanto à apresentação do projeto em outra língua”, disse ela, lembrando que seu projeto trata da fabricação de blocos de concreto, feitos com a utilização dos sacos do cimento.
Ela fala ainda que a viagem será uma experiência para a vida pessoal e estudantil. “Conhecer novos lugares e levar essa experiência tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional. Me sinto honrada em estar representando alunos de escolas públicas, queria muito que servisse como um incentivo para os demais”, afirma.
A mãe de Bárbara, Sayonara Amorim, diz que a expectativa é que a filha se dê bem e aprenda muito. “Estou apreensiva porque é a primeira vez que ela vai para fora do país, mas estou muito feliz com a oportunidade que ela está tendo, porque vai ser uma experiência única na vida dela”, destacou.
Nayonara Yasmim, de 17 anos, cursa o 3° ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho. Ela estará representando a sua escola na e fala sobre a expectativa da viagem. “É muito gratificante saber que vamos estar na Universidade de Cambridge, uma das melhores do mundo. Que vamos conhecer laboratórios, museus, entre várias outras coisas. Mas o mais importante é mostrar que é possível, mesmo sendo de escola pública”, disse.
Para serem selecionados para a feira em Londres, os alunos tiveram que passar por provas com questões escritas, redação e conversação, tudo em inglês. Para realizar as provas eles tiveram três meses de preparação. “O que nos ajudou foram músicas, seriados, entre outras coisas, disse Bárbara”.
O projeto ganhador de Nayonara Yasmim trata de dois diferentes tipos de biodiesel, com gordura bovina e suína, já o que Bárbara Amorim vai representar trata da fabricação de tijolos através de sacos de cimento e água. Os projetos serão apresentados em Londres através de vídeos feitos com os demais integrantes dos grupos que participaram tanto da Feira do Semiárido, quanto da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo, março deste ano.
As alunas também ressaltaram a importância dos professores que orientaram os projetos. “Uma das partes mais importantes são os professores, que acreditam nos alunos, porque só o aluno querer e o professor não acreditar, não adianta”, disse Nayonara Yasmim. “O meu professor foi um bom orientador e a escola também incentivou bastante”, afirmou Bárbara Amorim.
Para a Febrace, os alunos receberam uma ajuda de custo do Governo do Estado, auxílio esse que ainda não está confirmado para a viagem de Londres, o que tem preocupado os estudantes.
Além das duas, outro aluno irá representar a Escola Estadual Moreira Dias.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário