Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

domingo, 26 de julho de 2015

Os últimos cangaceiros – documentário aborda o banditismo no Nordeste


Domingo, 26 de julho de 2015
filme
O documentário relata o banditismo do cangaço que ocorreu no Nordeste brasileiro, mais intensamente no início do século XX. Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, que foi o líder na história do cangaço brasileiro, é destaque ao ter sua trajetória, jornada pelas terras nordestinas e a relação com a igreja e política reveladas.

O foco principal é em torno do casal de cangaceiros Durvinha e Moreno, que na verdade se chamavam Antônio Ignácio da Silva e Durvalina Gomes de Sá. O documentário relata as histórias de suas vidas com muita emoção, a partir do momento em que eles se juntaram ao grupo de cangaceiros mais controverso da história, até o final de suas vidas.
Durante três meses, o casal percorreu 1.352 quilômetros, de Tacaratu, no interior de Pernambuco, até Augusto de Lima, em Minas Gerais, fugindo das autoridades que os caçavam. Ali constituíram família, mas não revelaram, sequer aos filhos, quem realmente eles eram, mantendo este segredo por mais de meio século.
Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos, que cresceram acreditando que os pais se chamavam Jovina Maria da Conceição e José Antônio Souto, nomes falsos sob os quais haviam reconstruído suas vidas. Durvinha e Moreno fizeram parte do bando de Lampião, o mais controverso líder do cangaço. A verdade só é revelada quando Moreno, então com 95 anos, resolveu dividir com os filhos o peso das lembranças e reencontrar parentes vivos, entre eles seu primeiro filho.
Diretor
Nascido em Fortaleza, Ceará, Brasil, em junho de 1960. Graduado pela Escola Internacional de San Antonio de losBaños, EICTV, Cuba, com especialização em fotografia. Seus filmes têm recebido numerosos prêmios no Brasil e o exterior. Seu curta-metragem O invasor marciano foi o primeiro filme da EICTV a receber um prêmio internacional, entre muitos outros. A ideia original do curta deu origem também ao longa de ficção El cayo de lamuerte (A ilha da morte).
Distribuidora
Presente no Brasil há 25 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema, tendo lançado mais de 300 filmes no Brasil.
A distribuidora tem em seu catálogo realizações de consagrados diretores internacionais e nacionais, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza, Toronto e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision foi a responsável por introduzir no Brasil cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos, como o Movimento Dogma 95 e o cinema iraniano.
FICHA TÉCNICA
Título original: Os Últimos Cangaceiros
Direção: Wolney Oliveira
Produção: Margarita Hernandéz
Fotografia: Eusélio Gadelha
Edição: Mair Tavares e Daniel Garcia
Gênero: Documentário
País: Brasil
Ano: 2011
Duração: 79 minutos
Classificação: A definir
Elenco: Jovina Maria da Conceição, José Antônio Souto
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário