Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

quarta-feira, 25 de março de 2015

Chuvas na zona rural do RN enchem açudes e transbordam barragens


25 de Março de 2015
Chuvas têm modificado a paisagem em Caraúbas. (Foto: Icém Caraúbas)
 - As chuvas intensas na zona rural de Campo Grande encheram vários açudes e fizeram transbordar a Barragem de Pepeta, no Campo de Aviação, como também a Barragem da Fazenda Pedra Branca. Em Angicos, o açude José Teodoro, situado no centro da cidade, também sangrou. O açude Pataxó, em Ipanguaçu, transbordou ontem, 24, com o acúmulo das chuvas dos últimos dias. 

Apesar da alegria do sertanejo que comemorou as chuvas dos últimos dias, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) prevê que as chuvas deverão mostrar um comportamento variando de normal a abaixo do normal.
No monitoramento das chuvas que ocorrem sobre o Estado do Rio Grande do Norte é observado que durante o mês de janeiro de 2015, as chuvas apresentaram uma distribuição bastante irregular, tanto espacial como temporal, além de apresentar baixos valores, não atingindo a média esperada para o mês. Foi registrada a predominância de chuvas abaixo de 20 milímetros (mm), e somente em algumas localidades isoladas do litoral leste e Alto-Oeste é que as chuvas observadas apresentaram valores mais expressivos.
Para o mês de fevereiro de 2015, com melhoras nas condições termodinâmicas dos oceanos, principalmente no Oceano Atlântico, as chuvas registradas apresentaram uma melhor distribuição espacial, e maiores volumes. Observa-se que chuvas com valores superiores a 50mm predominaram nas regiões Oeste, Seridó, Vale do Açu e litoral leste.
A chuva acumulada no período de janeiro até o dia 16 de março de 2015 mostra que em grande parte do Estado predominam valores acima de 50mm, chegando em algumas áreas a superar os 300mm como ocorreu em municípios das regiões do Alto-Oeste, Vale do Açu e litoral leste. Na grande parte da região central, principalmente a região de Angicos, e Seridó Oriental, as chuvas apresentaram valores abaixo de 50mm em média.
Chuvas nos municípios
Em algumas cidades, o volume de chuvas surpreendeu. Foi o caso de Itaú, que registrou 105 milímetros, no período das 7h de segunda-feira passada, 23, até as 7h de ontem, 24, de acordo com o boletim pluviométrico divulgado pela Emparn, o qual considerou a medição de um posto particular. Felipe Guerra também registrou resultado positivo – foram 80 mm, conforme medição da Prefeitura da cidade. Ainda segundo a Emparn, Apodi, Ipanguaçu e Serrinha dos Pintos também foram atingidas por fortes chuvas – 75 mm, 77 mm e 70 mm, respectivamente.
Caraúbas
As chuvas também têm atingido Caraúbas. De acordo com medidor particular na cidade, foram 40,6 milímetros de chuva no período das 7h de segunda-feira passada, 23, até as 7h de ontem, 24. Apesar do levantamento não apontar chuva muita intensa nesse intervalo, a mudança na paisagem mostra que as precipitações têm beneficiado o município.
As boas chuvas encheram pequenos açudes e abasteceram os reservatórios de maiores dimensões. Alguns pequenos rios e riachos também já estão com boa quantidade de água em seus leitos.
G1 RN, CG na Mídia e Icém Caraúbas.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário