Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

quinta-feira, 26 de março de 2015

PCdoB comemora 93 anos de luta


Quinta-feira, 26 de Março de 2015

PCdoBO Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o mais antigo do país, comemora nesta quarta-feira 93 anos de atuação na política nacional e 30 de legalidade. O partido foi fundado em 25 de março de 1922 por trabalhadores e intelectuais com o objetivo de aprofundar a participação popular e garantir direitos sociais à sociedade brasileira. Essas bandeiras permanecem no campo ideológico e programático da legenda.

Para a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), é impossível falar de democracia no país, sem que o partido seja parâmetro.
– Não há como se pensar em avanço, em liberdade, luta social e amplas reformas sem falar do PCdoB – disse Feghali no site do partido.
De acordo com a vice-presidente nacional do partido, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), “é necessário ressaltar a forte presença do PCdoB nos movimentos sociais e na história política do Brasil. Sempre à frente dos debates na defesa democracia, dos direitos humanos e de políticas públicas capazes de extinguir desigualdades sociais”.
No aniversário da legenda, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, destaca que “o Partido Comunista do Brasil é uma marca destacada da luta política avançada, uma exigência histórica do desenvolvimento da sociedade brasileira, e se entrelaça com a história política do país no século 20 e início do século 21”.
Em mais de noventa anos já passaram pelo partido militantes como o jornalista Astrojildo Pereira, seu primeiro secretáriogeral, o operário negro Minervino de Oliveira, candidato a presidente da República em 1930, o lendário Luis Carlos Prestes – O Cavaleiro da Esperança. Figuras ligadas às artes e à cultura, tais como Jorge Amado, Graciliano Ramos, Cândido Portinari, Di Cavalcante, Caio Prado Jr., Nelson Pereira dos Santos e muitos outros.
Em mensagem aos comunistas, a vice-presidenta do PCdoB, Luciana Santos, disse que “ao longo destas mais de nove décadas, o PCdoB se consolidou como um Partido forte, contemporâneo, influente e de luta”.
O partido será homenageado na Câmara dos Deputados e, além de atrações culturais, haverá homenagens. Entre os nomes destacados, estarão o de Rabelo e o de Haroldo Lima, primeiro líder da Bancada após a redemocratização em 1985.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário