Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

terça-feira, 17 de março de 2015

Município inicia campanha de vacinação contra HPV


Terça-feira, 17 de Março de 2015

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta segunda-feira, 17, a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Cerca de 6.300 meninas de 9 a 11 anos devem ser vacinadas.

O município dispõe atualmente de cerca de seis mil vacinas, 1.869 foram enviadas nesta etapa pelo Ministério da Saúde. “Todas as meninas nessa faixa etária devem procurar a UBS mais próxima de sua casa. Nós esperamos que os pais se sensibilizem e encaminhem suas filhas às unidades de saúde”, explicou a secretária de Saúde, Leodise Cruz.
Além das unidades de saúde, as vacinas também podem ser levadas às escolas públicas, de acordo com a solicitação dessas instituições. “Nós incentivamos que a rede de ensino também participe dessa campanha”, acrescenta a secretária. Também são convocadas a participar da vacinação as meninas que não se vacinaram na primeira e segunda etapa da vacina contra HPV realizada no ano passado.
A medida de levar a vacinação para as unidades de saúde é com o objetivo de facilitar a distribuição da vacina ao público-alvo. Também devem ser vacinadas meninas com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) nas UBSs. “É necessário que essas pacientes apresentem declaração médica, já que o procedimento nesse público é diferenciado”, explica Norma Sena, coordenadora do setor de imunização do município.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o HPV é uma das causas mais frequentes de câncer de colo de útero. O número de mortes pela doença no País aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012. “Segundo estudos feitos pelo Ministério da Saúde, o esquema vacinal seguido corretamente tem 98% de eficácia”, lembra a secretária Leodise Cruz.
O que é o HPV?
HPV é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causa câncer de colo de útero e verrugas genitais. É um vírus transmitido com muita facilidade. O Ministério da Saúde adota a vacinação em esquema estendido (0, 6 e 60 meses): 1ª dose, 2ª dose, seis meses depois, e 3ª dose após cinco anos da 1ª dose.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário