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sábado, 6 de dezembro de 2014

Ciência: Aluna do RN fica em terceiro lugar no Grand Prix Senai de Inovação


Sábado, 06 de Dezembro de 2014

A vencedora do Grand Prix Senai de Inovação foi uma chupeta que mede temperatura da criança e envia informações ao celular

A equipe desenvolveu um aplicativo de segurança e receberá R$ 300 mil para desenvolvimento do projeto e os alunos farão o curso de prototipagem no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica.
Equipes participantes durante premiação – Foto Fiern
Equipes participantes durante premiação – Foto Fiern
A aluna do Senai-RN, Hadênia Rodrigues Ferreira, matriculada no CTI Aluízio Alves, ficou em terceiro lugar no Grand Prix Senai de Inovação, realizado entre os dias 1º e 4 de dezembro em São Paulo. Hadênia participou da Equipe Urucum Design (Vermelha). A Urucum Design desenvolveu um aplicativo de segurança para máquina CNC, que são muito comuns no chão das fábricas. Quando acionadas, o aplicativo integrado ao equipamento informa os equipamentos de proteção individual necessários para aquela atividade. A equipe receberá R$ 300 mil para desenvolvimento do projeto e os alunos farão o curso de prototipagem no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA).
Além de Hadênia também representou o Estado a aluna do Curso Técnico de Eletrotécnica do Senai-RN, Isabelle Vitória Medeiros, matriculada no CTGAS-ER. As duas alunas foram acompanhadas pela assessora de Inovação e Tecnologia do Senai-RN, Susie Alves Silva de Macedo. O empresário Marcelo Rosado, da empresa BQMIL, esteve presente e apoiou a participação do Rio Grande do Norte no evento.
A vencedora do Grand Prix Senai de Inovação foi uma chupeta que mede temperatura da criança e envia informações ao celular. O Termo PIPO, produto criado para minimizar a preocupação de mães e pais trabalhadores, repassando a eles dados sobre a situação dos filhos, foi eleita a melhor ideia entre as 286 elaboradas em 72 horas da disputa de inovação, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e recebeu também a maior quantidade de votos pela internet (364). Com o resultado, a equipe participante do projeto receberá R$ 300 mil dentro do Edital Senai Sesi de inovação para desenvolver o produto.
“A ideia foi tentar minimizar o presenteísmo nas empresas. Com os filhos doentes, os pais ficam na empresa, mas perdem em produtividade. Com as informações no celular, será possível deixá-los mais relaxados”, explica o analista de inovação do Serviço Social da Indústria (SESI) de Santa Catarina Eduardo Tonolli. Ele integra a equipe Verdeperto, que foi responsável por três dos quatro projetos premiados no Grand Prix e também foi escolhida como a melhor equipe da disputa. Por conta do resultado, o grupo – composto por seis integrantes – participará de um workshop na Inovate UK, a agência de inovação do Reino Unido.
A segunda ideia mais bem avaliada (também da equipe Verdeperto) propõe a utilização da escama de peixe como filtro de resíduos da indústria frigorífica.
Como a Termo Pipo recebeu dois prêmios (dos três que seriam dados), a organização do Grand Prix decidiu transferir um dos prêmios (no valor de R$ 300 mil) para uma quarta solução, criada também pela equipe Verdeperto. A proposta é captar água da chuva no topo dos arranha-céus e, a partir disso, gerar energia elétrica.

AMADURECIMENTO
- O Grand Prix de Inovação é um esforço para estimular a inovação aberta, caracterizada por contribuições externas feitas durante o desenvolvimento das soluções. Durante 72 horas, os participantes se organizaram em seis grupos de perfis semelhantes para desenvolverem seus projetos.
No total, 286 ideias inovadoras para solucionar problemas relacionados ao consumo de água e de energia, ao manejo de resíduos sólidos e à segurança do trabalho foram desenvolvidas por um grupo de 36 profissionais, estudantes universitários e empresários, reunidos em São Paulo (SP) desde o dia 1º de dezembro.
As 286 ideias se dividiram de forma semelhante entre os temas: 76 são sobre água; 73 sobre resíduos sólidos; 70 sobre segurança do trabalho; e 67 sobre energias renováveis.
De acordo com o gerente executivo para Inovação e Tecnologia do Senai, Jefferson Gomes, a disputa conseguiu reunir diferentes formações, perfis, culturas, o que impactou positivamente os resultados desta segunda edição (a primeira, realizada em 2013). “Vimos um processo de amadurecimento da formatação das ideias, que desenvolvidas de maneira integrada resultam em processos mais maduros. Agora, todas as ideias estão disponíveis para serem desenvolvidas por qualquer empresário nacional”, explica Jefferson. O banco de dados com as ideias pode ser acessado na página do GP Senai.
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