Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

RN contabiliza 635 negros mortos, 33 idosos, 8 crianças e 8 crimes de caráter homofóbico no ano


Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2014

Para o especialista, cenário é preocupante

Com apenas oito anos de idade, Samara Vicente Portes, morreu após ser atingida por bala perdida em Mossoró em meio à um tiroteio na noite do último dia 22. O caso entra para as estatísticas do Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Cidadania dentro do quadro de “minorias vitimizadas”.
Além de Samara, os Crimes Violentos Letais Intencionais registrados neste ano no Rio Grande do Norte contra pessoas dessa parcela da população resultaram nas mortes de oito crianças, 33 idosos, e 653 negros. Os CVLIs também registraram oito mortes consideradas de caráter homofóbico, onde figuram como vítimas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Para o especialista em Gestão e Segurança Pública, com atuação junto ao COEDHUCI, Ivenio Hermes, o cenário é preocupante. “Nas últimas semanas temos observado uma onda de ‘assassinatos temáticos’, cada um evidenciando um seguimento ou uma minoria vitimizada. Primeiro foram crianças e idosos, depois vieram pessoas do seguimento LGBT”, aponta ele.
Segundo o estudo elaborado por Hermes, que teve parte repassada à reportagem esta semana com exclusividade e que terá a íntegra divulgada até o final do próximo mês, as ditas minorias onde mais se percebe uma “maioria” de assassinatos são os jovens e crianças. “Os jovens representam 45% de todas as vítimas de assassinatos no Rio Grande do Norte”, detalha trecho do levantamento.

O estudo do Conselho Estadual de Direitos Humanos também aponta que os Crimes Violentos Letais Intencionais neste ano no Rio Grande do Norte vitimaram oito crianças e 33 idosos.

Resultado de imagem para Imagem de arma de fogo
De acordo com dados do levantamento, do total de casos, dois foram em Mossoró; e Natal, Parnamirim, São José do Mipibú, Currais Novos, Santana do Matos, e Macau, notificaram um caso cada.
“Outra situação recorrente no Rio Grande do Norte são os ‘abortos letais intencionais’, onde algumas genitoras assassinam os bebês e os enterram em covas rasas, lançam em rios ou descartam nos lixões”, pontua outro trecho do estudo, fazendo referência também aos quatro fetos ou recém nascidos que figuram entre as oito mortes de crianças em 2014.
Já os CVLIs de idosos foram 33, com casos em 11 municípios potiguares. “Os idosos já formam uma massa sensível dentre as mortes matadas. Foram 33 idosos sem um algoz específico, pois, alguns eram abusadores e foram vítimas desses abusos que se voltaram contra eles. Outros foram vítimas dos próprios filhos e enteados que os mataram por heranças, por insanidade provocada, abstinência das drogas, e por aí vai”, analisa outro trecho da pesquisa.
RN registra 8 mortes consideradas de caráter homofóbico e 653 negros mortos
Dentre as minorias vitimizadas apontadas no estudo, figuram ainda as mortes consideradas de caráter homofóbico e a violência contra os negros. O levantamento realizado pelo especialista Ivenio Hermes traz o registro de oito e 653 casos, respectivamente.
“A etnia negra, sem levar em conta muitos uma parte da etnia parda que poderia ser incluída, tem 653 vítimas no RN e representam 40% do total de vítimas de outras etnias, guardam insinuante relação numérica com os jovens entre 14 e 24 anos”, detalha outro trecho da pesquisa.
Ainda conforme o estudo, além desse quadro, outra violência se destaca nesse cenário, onde figuram como vítimas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs).
O mapeamento aponta ainda que neste ano o estado já registrou oito crimes violentos letais intencionais de cunho homofóbico; além de outros casos envolvendo homossexuais considerados crimes passionais, vingança e um assassinato de uma traficante.
Negros e jovens lideram vítimas da violência homicida em Mossoró
Negros e jovens lideram as vítimas da violência homicida em Mossoró. O cenário também é apontado pelo estudo do especialista em Segurança, Ivenio Hermes. Dentre 177 crimes violentos letais intencionais, jovens entre 12 e 24 anos de idade figuram em 85 casos e a etnia negra em 88.
O levantamento também aponta que total de CVLIs ocorridos neste ano na Capital do Oeste resultou nas mortes de duas crianças, um idoso, e sete mulheres. Os casos foram alistados dentro da violência homicida contra minorias.
Além do quadro presente na segunda maior cidade do estado, o mapeamento detalha ainda a situação em outros quatro municípios potiguares. Areia Branca aparece com 22 crimes violentos letais intencionais; sendo nove vítimas de etnia negra; oito jovens; duas mulheres; e um idoso.
Em seguida, a relação da variação homicida contra as minorias traz Caraúbas com 11 CVLIs; sendo quatro vítimas jovens; quatro de etnia negra; e uma do gênero feminino. Serra do Mel figura com 10 casos; sendo seis vítimas de etnia negra e três jovens.
E Tibau é citada no gráfico “Exemplos de municípios para observar a variação homicida contra as minorias” com seis mortes; sendo duas com vítimas de etnia negra e uma jovem. Já no levantamento por regiões do estado, a Oeste aparece com 413 crimes; onde vítimas jovens figuram em 158 casos e de etnia negra em 177.
O levantamento sobre vitimização de minorias nos cinco municípios detalhados não inclui dados da população LGBT.

 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário