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domingo, 7 de dezembro de 2014

Pronatec forma nova safra de técnicos em música no RN



Domingo, 07 de Dezembro de 2014

Alexandre Varela, 24, formado em flauta no pólo de Santana do Matos

Há três anos a Escola de Música da UFRN apostou na formação musical sistematizada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e a primeira safra foi colhida este último fim de semana quando 660 alunos receberam certificado dos cursos de Músico de Banda e Músico de Orquestra. Ao longo do período, os cursos foram ministrados em onze cinco pólos alcançando mais de 40 cidades.
Raquel SouzaCurso técnico de violino em Luís Gomes, cidade do oeste potiguar beneficiada com o pólo musicalCurso técnico de violino em Luís Gomes, cidade do oeste potiguar beneficiada com o pólo musical

Antônio Cláudio Jales, 35, um dos alunos formados em Campo Grande, lembra que aprendeu a tocar tuba de forma autodidata. “Passei a enxergar um futuro como músico profissional”, destacou. “Tinha participado de alguns cursos em Natal e por aqui em cidades vizinhas, mas essa foi a primeira vez com regularidade”. Além de cursos para instrumentistas, o Pronatec musical também ofereceu formação profissional para operador de áudio e regente de coral. 

Alexandre Varela, 24, formado em flauta no pólo de Santana do Matos, comentou sobre o potencial do Programa e as novas possibilidades profissionais que descortinam: “Os cursos despertam para a importância da arte como agente transformador das relações sociais”. Varela, que mora em Assu, lembra que fez questão de rodar 72 km toda vez que ia ensaiar para não nenhuma oportunidade de colocar em prática o que aprendeu. “É gratificante fazer parte dessa turma, principalmente por estarmos tendo um acompanhamento feito por profissionais formados em nosso instrumento”, elogiou.

Zilmar Rodrigues, violonista, professor e atual diretor da Escola de Música, ressalta que o Pronatec é “uma forma oportunizar a formação e qualificação profissional em música a jovens que não possuem condições financeiras de estudar na capital. E que este modelo serve para despertar a atenção dos gestores para importância da transformação social, artística e econômica que a música pode promover”.
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