Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Mossoró - UPA do BH completa um ano com mais de 100 mil atendimentos


Sábado, 28 de Fevereiro de 2015

Criada para reforçar o atendimento de urgência e emergência na segunda maior cidade do Estado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte completa um ano em funcionamento neste sábado, 28. Nestes 12 meses, já foram realizados 104.227 atendimentos de Mossoró e de mais outros 16 municípios potiguares.

Mantida com recursos da Prefeitura e com apoio do Governo do Estado, a UPA 24h oferece serviços de urgência e emergência médica e pediátrica. Com 16 leitos, sendo cinco masculinos, cinco femininos, cinco infantis e um de retaguarda, a unidade conta com uma média de 300 funcionários para atender ininterruptamente à população.
Atualmente, para angariar mais recursos e ampliar o atendimento, a Prefeitura busca habilitar a UPA no Ministério da Saúde. Ao contrário das outras duas UPAs de Mossoró, a unidade do Belo Horizonte ainda não recebe verbas federais. Na última quinta-feira, 26, o prefeito Francisco José Júnior esteve com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em Brasília, e solicitou a habilitação da unidade.
Para garantir o funcionamento da unidade, a Prefeitura investe em média R$ 700 mil por mês. Na UPA, a população conta com quatro médicos 24h. Outro serviço importante oferecido pela unidade é a traumatologia, que ajudou a desafogar o atendimento no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). O serviço de traumatologia funciona de segunda a sexta, das 13h à 0h, e nos finais de semana, das 7h às 0h.
A unidade oferece desde aferição de pressão arterial até serviços de pequena e média cirurgia, além de um laboratório 24h e farmácia hospitalar. “Temos uma unidade equipada, com uma equipe humanizada e efetivo suficiente para atender a uma grande demanda. Ainda neste ano, temos projetos de abrir novos serviços, como plantão odontológico e ampliar os leitos de retaguarda”, declara a diretora da unidade, Linda Carla Nascimento.
Perfil dos atendimentos
Ao chegar à unidade, o usuário da rede municipal de saúde se dirigirá ao Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME). Logo após, será encaminhado à Sala de Estabilização, onde será aferida a pressão arterial e coletadas informações a respeito da saúde do paciente. Após a coleta dessas informações, o usuário será atendido de acordo com a gravidade do caso. No caso de emergência, o atendimento a esse paciente será imediato. “Com a quantidade de médicos que oferecemos, as pessoas não esperam 15min pelo atendimento. É um avanço na saúde pública municipal.
A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, comemora o número de atendimentos e serviços oferecidos à população. “Quando chegamos, a gestão encontrou a unidade de portas fechadas. Logo tomamos as medidas necessárias para abrir a UPA e ampliar os serviços de urgência e emergência de Mossoró. Hoje, a UPA é referência no atendimento. O próximo passo é conseguirmos habilitar a unidade no Ministério da Saúde para angariarmos mais recursos e ampliarmos o atendimento à população”, declara a secretária.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário