Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Mossoró: Ações de saúde são ampliadas para moradores de rua


Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2015

Com o objetivo de ampliar as ações de saúde para moradores de rua, a Secretaria Municipal de Saúde lançou, nesta segunda-feira, 23, o programa Consultório na Rua. A equipe, formada por seis profissionais da saúde, já está atuando de forma itinerante em vários pontos da cidade.

O pontapé inicial foi dado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Lagoa do Mato, local considerado referência em serviços de saúde. Na ocasião, foi apresentada a equipe que trabalhará no programa. Uma assistente social, um psicólogo, um enfermeiro, dois agentes de saúde e um técnico de enfermagem trabalharão em uma unidade móvel nos pontos considerados mais vulneráveis pela Secretaria de Saúde.
O Consultório nas Ruas é um programa do Governo Federal que já existe em diversas cidades do país. No caso de Mossoró, a Secretaria fez um mapeamento dos locais que possuem mais moradores de rua. Após esse processo, as equipes irão às ruas, ação que deve acontecer já nesta quarta-feira. As ações serão feitas das 17h às 20h, horário que poderá ser alterado de acordo com a demanda da região, e os atendimentos acontecerão dentro de uma unidade móvel adaptada. Os dias de atendimento serão pré-determinados pela coordenação do programa, mas deverão ser oferecidos durante 30 horas semanais.
Serão oferecidos serviços como consultas psicológicas, exames, serviços básicos de enfermagem e estratégias de redução de danos. Além disso, os moradores também poderão ser encaminhados, dependendo do caso, a uma UBS para realizar outros serviços, como atendimento médico e odontológico.
Segundo a coordenadora do projeto, Alexcia Morais, a equipe já fez um pré-mapeamento para iniciar os trabalhos. “As ações do grupo foram iniciadas já nesta semana, como planejamentos. Já detectamos que a região central é um local que possui bastante moradores de rua, além de outros bairros periféricos”, explica.
A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, comemora o início dos trabalhos. “A implantação desse projeto faz parte de uma reestruturação que estamos fazendo na saúde mental, ampliando e aprimorando as ações à população. O próximo passo será a abertura do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, o CAPS AD, 24h”, declara.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário