Rádio Web e TV 24Horas no AR

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do site

Archives

Sample Text

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Temperatura

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Foliões devem economizar água no Carnaval


Sábado, 14 de Fevereiro de 2015
Macau promete o maior Carnaval de todos os tempos e terá o abastecimento reforçado – Foto Divulgação Com a chegada do Carnaval, a tendência é de elevação do consumo de água nas cidades do Rio Grande do Norte que receberão foliões. Diante da realidade imposta pela seca no Estado, são necessários cuidados para evitar desperdício, uma vez que as últimas chuvas foram insuficientes para garantir níveis amplamente seguros de abastecimento nos reservatórios.

Em Caicó, cidade situada na região Seridó que vive um drama devido à escassez de água, os festejos não foram cancelados, mas o rodízio de abastecimento gerido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) terá continuidade. Na Zona Sul, por exemplo, a distribuição de água acontecerá durante 48 horas e será desativada, pelo mesmo período, neste mês de fevereiro.
Enilton de Oliveira, chefe do escritório da Caern em Caicó, informou que o consumo de água no município, no período de festejos, habitualmente, cresce 30%. “Há aumento da demanda. Os pontos mais altos da cidade podem apresentar dificuldades para receber água, uma vez que o consumo será acentuado”, disse.
Enilton acredita que a situação crítica de abastecimento exige cuidados, mas também acredita no poder da conscientização. “Nos carnavais passados, realizamos campanha, para que a população economizasse água, e tivemos êxito. Neste ano, contamos com o empenho da população, a fim de que não haja consumo abusivo de água”, acrescentou.
A Prefeitura de Macau promete o maior Carnaval de todos os tempos em 2015. Contudo, essa empolgação pode implicar aumento no consumo. A cidade é abastecida pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu. O reservatório não está em seus melhores dias e necessita que a população dos municípios atendidos contribua para que a barragem não atinja um nível preocupante.
Segundo Antônio da Costa, gerente da Caern, na unidade que atende os municípios do Vale do Açu e Macau, a cidade praiana terá o abastecimento reforçado neste período de folia em 30%.  Esse adicional corresponde ao limite da estação de tratamento.
“Vamos realizar a distribuição de água das 12h às 18h. O nível da barragem está em 30% e não é tão preocupante, mas não exime as pessoas da responsabilidade de continuarem economizando água”, declarou.  O gerente da companhia salientou ainda que a regional do Vale do Açu está empenhada na realização de uma campanha de conscientização. Ele destacou também que o município de Assu não tem muita tradição na realização de festas no Carnaval, o que reduz a possibilidade de excesso de consumo na cidade.
O município de Tibau cancelou os festejos programados pela Prefeitura. O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a cidade se abstivesse de realizar os eventos, visto que se encontra, em situação de calamidade, devido à seca. O município contará apenas com festas privadas, que já devem promover um acréscimo no consumo de água.
Sobre Tibau, o gerente da regional, Nehilton Barreto, disse que, apesar do cenário de crise hídrica no Estado, a situação na cidade praiana é mais tranquila.  “O município é abastecido por poços artesianos e a distribuição de água ainda é realizada com tranquilidade. Neste período do ano, dobramos a capacidade de oferta de água na cidade, para podermos atender melhor à demanda”, disse.
Questionado sobre Apodi, que também sediará eventos neste Carnaval, o gerente explicou que a cidade é atendida por poços artesianos e que a zona urbana ainda apresenta um panorama mais positivo de abastecimento. Ele ressaltou que a preocupação em Apodi está voltada à zona rural, que não é atendida pela Caern e estaria enfrentando dificuldades para o recebimento de água. Assim como os outros gerentes, Nehilton afirma que a população não pode se descuidar, mas precisa se engajar, na economia de água, para evitar problemas posteriores.
Previsão de tempo nublado a claro com chuvas no Carnaval
A gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) informou ontem, 13, que as condições do tempo, para o período do Carnaval no Estado, que segue até o próximo dia 17, deverá ser com predominância de céu variando entre parcialmente nublado a claro com ocorrência de pancadas de chuvas na segunda-feira e terça-feira.
Para a região Oeste, a meteorologia estima que o período do Carnaval comece com predominância de céu parcialmente nublado e pancadas de chuvas isoladas, que deverão cair durante o período da tarde e início da noite, principalmente nas áreas serranas. Essas condições deverão predominar hoje, 14, e amanhã, 15. Já para a segunda, 16, e terça-feira, 17, a ocorrência de chuvas deverá aumentar. Adicionalmente, faz um alerta para as descargas elétricas.
Na região Central, o período do Carnaval vai começar com predominância de céu parcialmente nublado e pancadas de chuvas isoladas, que deverão cair durante o período da tarde e início da noite, principalmente nas áreas próximas ao Vale do Rio Piranhas. Essa condição deverá predominar neste sábado e domingo. O prognóstico para a segunda e terça-feira é de ocorrência de chuva mais intensa. E, também alerta para a possibilidade de descargas elétricas.
Na região Agreste, o Carnaval deve começar com predominância de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas isoladas durante a tarde. Essa condição deverá predominar neste sábado e domingo, com aumento das chuvas na segunda e terça-feira.
Para a região leste do Estado, a previsão para o período do Carnaval é de predominância de céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas durante as madrugadas e pelas manhãs. Essa condição deverá predominar hoje e amanhã. Para a segunda-feira e terça-feira a ocorrência de chuvas deverá aumentar.
Na Grande Natal, a Meteorologia da Emparn prevê condição de céu parcialmente nublado a claro, com ocorrência de pancadas de chuvas durante as madrugadas deste sábado e domingo. A partir da segunda-feira, a condição de ocorrência de chuvas deverá aumentar, podendo haver pancadas de chuvas a qualquer hora do dia.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário